A importância da criatividade para os empreendedores

Levantamento StateofCreate: 2016 revela a diferença entre pessoas criativas e não-criativas

09-02-2017

importancia-criatividade-empreendedoresFoto: Shutterstock

Afinal, o que é ser criativo? Criatividade é a capacidade de criar e transformar. Quem é criativo consegue formular teorias, inventar produtos, produzir conteúdos engajadores, encontrar soluções diferenciadas e elaborar ações que cativam o público. Ou seja, é fundamental para garantir o sucesso de um negócio.

Criatividade é considerada um talento. Há pessoas que nascem com ela, no entanto, é possível desenvolvê-la a partir de suas experiências profissionais. Por que você deveria fazer isso? Bom, a pesquisa StateofCreate: 2016, realizada pela Adobe, revelou que pessoas que se identificam como criativas têm uma renda 13% maior do que as não-criativas.

Além disso, o levantamento, que entrevistou cerca de 5 mil pessoas, mostra que os respondentes que se consideram “criativos” são mais propensos do que os “não-criativos” a se considerarem inovadores, confiantes e felizes. Entre os “criativos”, 46% entendem que a criatividade os ajudam a fazer a diferença, enquanto apenas 15% dos “não-criativos” apontaram o mesmo.

Os entrevistados acreditam, ainda, que negócios que investem em criatividade estão mais propensos a aumentar a produtividade dos colaboradores, oferecer melhores experiências de consumo, fomentar a inovação e obter sucesso financeiro.

Mala Sharma, vice-presidente e gerente geral da Creative Cloud da Adobe, afirma que a criatividade e produtividade andam de mãos dadas e que empreendedores que não investem em ser criativos tendem a ficarem despercebidos no mercado de trabalho – atrás dos concorrentes que souberam valorizar o poder da criatividade e da inovação.

Como desenvolvê-la?
Primeiramente, esqueça a ideia de que não tem aptidão para ser criativo. Quando alguma ação que criamos não dá certo, tendemos a achar que não possuímos a expertise de trabalhar com a criatividade.

No entanto, arriscar, errar e aprender faz parte do desenvolvimento de tornar-se criativo: a criatividade é construída por meio de experiências pessoais e do âmbito profissional – inclusive os problemas que vivemos e conseguimos superar. Tudo o que observamos e convivemos pode ser utilizado para compor nosso repertório pessoal e, consequentemente, nossas referências na hora de criar e desenvolver soluções – ou ser criativo.

Como utilizá-la?
A criatividade deve ser utilizada quando você está em busca de encontrar soluções ou de criar inovações. Para desenvolvê-la, procure sempre pensar em algo diferente do que é comum ao seu dia a dia e do mercado no qual está inserido.

Ignore modelos prontos, foque no que você deseja realizar e, então, pense em alternativas para conseguir conquistar esse resultado. Esse estímulo te auxiliará a exercer a criatividade que há dentro de você. Quanto mais você a estimula, mais você ficará habituado com o processo criativo.

No ambiente de trabalho, procure ser criativo na hora de solucionar problemas, de criar ações internas, de desenvolver novos métodos, de elaborar processos e de otimizar as demandas.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Semana Nacional do Crédito SEBRAE: entenda como funciona

Notícias e Atualidades

Programa Avançar lança websérie para comemorar mês do Empreendedor

Desenvolvimento

Day1 | Darci Roberto Schneid

Desenvolvimento

Oportunidades de negócios por Crowdsourcing

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR