6 ensinamentos para você aplicar no trabalho no Dia da Gentileza

Comemore a data com dicas e recomendações, sugerindo boas práticas para um convívio mais leve na empresa

13-11-2017

Dia da Gentileza




O dia 13 de novembro marca a comemoração do Dia da Gentileza ou World Kindness Day. A data foi escolhida em 1998 e acordada entre vários grupos humanitários e organizações não governamentais do mundo todo. Desde então, é celebrada globalmente e faz parte do movimento World Kindness Movement

 

Os benefícios do bom humor no trabalho

 

A intenção da celebração é a de promover a gentileza como fundamento da condição humana. A gentileza é uma forma de aproximar as pessoas, totalmente independente de religião, raça, crença política e gênero.

Sabia que a gentileza é uma poderosa ferramenta no trabalho? Conheça alguns ensinamentos para aplicar no seu cotidiano.

 

Ensinamentos sobre gentileza no trabalho

1. Sorria mais

Não estamos recomendando que você coloque um sorriso falso no rosto para manter as aparências, nada disso. O sorriso como uma forma de expressão deve ser estimulado: se algo te satisfez, seja entre seus colegas, clientes ou pelo próprio trabalho, não deixe de demonstrar sorrindo. O ato aproxima as pessoas e deixa o ambiente melhor.

 

2. Evite a raiva sob qualquer condição

Alguns dias são simplesmente piores do que os outros e tudo parece te irritar. Não se entregue ao ódio e à raiva, pois estes são inimigos do bem estar e, inclusive, da produtividade. Reações explosivas fazem mal para você, para os seus colegas e para o negócio. Tome um tempo para refletir quando algo te irritar. Peça licença e vá tomar um café. Deixe a mente arejada e não estimule a raiva e a irritação.

 

3. Saiba quando se calar

Ouça os seus colegas com mais frequência, contemplando o que eles trazem para você. Pense antes de se pronunciar, especialmente sobre a reação que a sua resposta pode trazer. Sarcasmo e ironia são destrutivos. 

 

4. Escolha as suas batalhas

Um dia de trabalho pode representar uma série de intensas batalhas. Decida as que são as mais essenciais e as persiga. Quanto às outras, direcione-as para momentos mais calmos. Dessa forma, você não vai se sobrecarregar nem correr o risco de não ser gentil em sua empresa.

 

5. Procure inspiração

Uma maneira efetiva de tomar ações mais gentis no dia a dia está em buscar inspiração. Existe uma imensidade de livros, palestras e mesmo frases que podem ajudar. Faça buscas por palavras que inspirem. Mostre as que você gostar pros seus colegas.

 

6. Valorize o positivo

É muito fácil focar apenas no negativo, no que prejudica. Ao observar o seu trabalho e o dos seus colaboradores, preste atenção no lado bom. Valorize os méritos, as forças no lugar das fraquezas. Pensar de maneira negativa piora o seu dia e o daqueles ao seu redor.

 

*

No Dia da Gentileza, seja mais gentil e melhore as relações no seu trabalho.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Dicas para melhorar seu desempenho no Dia da Criatividade

Notícias e Atualidades

5 desafios para vender produtos no mercado internacional

Desenvolvimento

Day 1 2017 - Pedro Lima

Desenvolvimento

Day 1 2016 - Carlos Wizard

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR