5 maneiras de como avaliar o ano da sua empresa

O final de 2017 é o momento ideal para fazer a pergunta: qual foi o desempenho do meu negócio nos últimos 12 meses?

15-12-2017
Como avaliar o ano da minha empresa

O encerramento de um ano é sempre um momento interessante para refletir de forma global sobre o período. Avaliar como foi o ano da sua empresa é uma ação bastante saudável para saber onde pisar nos próximos 12 meses seguintes.

Nesse período, é possível executar avaliações nos campos práticos e teóricos sobre sua atividade comercial, seu empreendimento, sua startup, etc.

Este artigo reúne 5 ações para saber avaliar como foi o ano da sua empresa, para dar entendimento de como foram as operações nesse período que está prestes a se encerrar – e para lhe inspirar para 2018.

 

1. Reflita e inspire-se

Antes de efetivamente se debruçar nas tabelas e documentos, é importante ter uma consciência mais reflexiva sobre o ano que se encerra.

Em um artigo publicado no site do empresário Abilio Diniz, a autora Mariana Teodoro escreve: “Em meio à correria dos últimos dias de dezembro, poucas pessoas se dispõem a fazer uma pausa para refletir sobre o ano que passou. Elas, no entanto, desconhecem que esse balanço pode ajudá-las no crescimento profissional e pessoal”.

 

2. Você cumpriu suas metas?

Tente se lembrar, lá de janeiro, dos primeiros momentos do ano de 2017, sobre quais eram as expectativas para o ano em curso.

Quais eram os objetivos para o período. Uma vez enumerados mentalmente ou, melhor ainda, de forma documental, vá direto ao ponto: afinal, quais metas foram cumpridas – quais não foram.

Não se deixe abater caso os resultados não tenham sido tão favoráveis – não se esqueça que estamos atravessando período de crise econômica e essa pode ser, também, a realidade de muitos outros empresários.

É claro: aproveite a reflexão para botar no papel as metas para 2018!

 

5 maneiras de planejar o futuro dos seus negócios

 

3. O que te agradou nos últimos 12 meses?

No âmbito das boas práticas, é fundamental elencar e tentar entender quais os benefícios foram colhidos de ações (pequenas ou não) feitas na empresa durante o ano.

Pode ser no âmbito do RH ou mesmo de procedimentos internos. Esses registros servem para saber exatamente onde se está pisando e, ao documentar, você tende a solidificar essa prática – evitando que caia no esquecimento.

 

4. Observe o mercado como um todo

Tenha você prosperado ou não em 2017, é fundamental observar como o mercado como um todo se comportou no período.

Isso engloba, inclusive, a concorrência. Outras empresas do seu ramo também registraram o mesmo crescimento ou, se for o caso, a mesma queda?

É importante entender que não se vive ilhado em um mercado competitivo e dinâmico.

 

5. Fale sobre os resultados com sua equipe

Positivos ou nãos, os resultados de avaliar como foi o ano da sua empresa podem ser compartilhados, em linhas gerais, com seus colaboradores.

Essas atitudes proporcionam transparência nas relações de trabalho, injetam motivação ou, se preciso, convidam os funcionários para um ano mais promissor e produtivo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

5 dicas de organização do ambiente de trabalho para ficar de olho

Notícias e Atualidades

4 motivos para utilizar documentos digitais e organizar a empresa

Desenvolvimento

O que um acordo de acionistas precisa conter?

Desenvolvimento

Excelência na Gestão de Serviços

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR