3 dicas para contratar e reter talentos diversificados

Diversidade nas equipes abre espaço para a criatividade e a inovação nas empresas

12-07-2019

3 dicas para contratar e reter talentos diversificados
Foto: Envato Elements

A diversidade no ambiente de trabalho, além de proporcionar um ambiente mais acolhedor, permite que a empresa obtenha resultados mais positivos – uma vez que uma cultura heterogênea estimula a criatividade e a inovação. O desafio das empresas não é só atrair esses talentos, mas também retê-los.

O professor David Slocum, diretor acadêmico da Rare – iniciativa do Google que busca dar espaço a talentos sub-representados e desenvolver culturas empresariais mais inclusivas – apresentou em um artigo dicas que podem ajudar as companhias que buscam manter profissionais diversificados em suas equipes. Confira a seguir.

1) Pontos de entrada

A empresa só terá uma equipe diversificada a partir do momento que elevar as chances de pessoas diferentes entrarem. Aumentar os pontos de entrada através de programas de estágio remunerados e programas rotativos, por exemplo, são alternativas para criar esse fluxo.

Ao divulgar mensagens para públicos diversificados, a empresa pode ampliar seu horizonte para identificar talentos.

2) Metas

Estabelecer metas de inclusão ajuda a empresa a ter noção de como está o seu ambiente e determinar onde ela quer chegar. Acompanhar e divulgar os resultados referentes a esses indicadores também permite que a equipe se envolva e se engaje no processo.

Para auxiliar no cumprimento das metas, estabelecer parcerias entre as áreas de Recursos Humanos e de Comunicação da empresa pode garantir que os processos seletivos priorizem a diversidade.

3) Equivalência salarial

A equivalência salarial é fundamental para que a empresa consiga não apenas atrair, mas sobretudo reter os talentos diversificados. A companhia também deve ter transparência em suas ações, status e resultados obtidos.


Equipes diversificadas colocam gerações diferentes no mesmo ambiente de trabalho. Confira aqui algumas dicas para conciliar esses modelos de trabalho distintos no dia a dia.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Como determinar o preço de um produto na hora de exportá-lo

Notícias e Atualidades

Quais são as marcas brasileiras com maior presença no exterior?

Desenvolvimento

Day 1 2017 - João Carlos Martins

Desenvolvimento

Valuation: como sei o valor da minha empresa?

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR