A importância da comunicação interna para uma empresa

Área tem papel fundamental no alinhamento e engajamento de funcionários

11-04-2017

comunicacao-interna-importanciaFoto: Shutterstock

Toda empresa precisa ter uma equipe de comunicação interna.

A área é responsável por ajudar com que os funcionários compreendam e internalizem os valores e propósitos da organização, além de compartilhar informações essenciais sobre a evolução da companhia e promover iniciativas que estimulam o bem-estar dentro do ambiente de trabalho. É também fundamental para manter os colaboradores conectados com o desempenho da empresa e assegurar a transparência em todos os departamentos.

No entanto, nem todas as companhias investem corretamente na construção da área, deixando de realizar diversas iniciativas essenciais para o crescimento da corporação: como a empresa irá alcançar o sucesso se seus departamentos não trabalham em conjunto e, muito menos, possuem objetivos uniformes?

A maioria dos problemas internos de desempenho podem ser resolvidos com uma comunicação interna proativa e eficaz: especialmente a motivação dos colaboradores em relação às funções e demandas diárias. A área também tem como responsabilidade engajar os funcionários dentro de uma organização – com pequenas ações que podem fazer toda diferença no dia a dia do empregado.

Com uma comunicação clara, os colaboradores sentem que a empresa se preocupa e valoriza sua contribuição, fazendo com que os funcionários se tornem fiéis defensores da marca – e os melhores porta-vozes do negócio para o mercado. Alinhamento e motivação das equipes também significam maior competitividade da organização em relação à concorrência, afinal, as áreas estão mais engajadas em alcançar os melhores resultados.

Para estarem alinhadas, no entanto, as equipes precisam se conhecer e interagir. E, novamente, a comunicação interna é quem faz a ponte entre todos os membros dos departamentos – especialmente apresentando os novos colaboradores ou reconhecendo entregas e feitos de determinada equipe – facilitando a interação, melhorando o clima organizacional e estimulando relações interpessoais.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO INTERNA
A comunicação interna de uma empresa pode utilizar diversos meios dentro da organização para compartilhar informação: um jornal semanal, uma revista mensal, mensagens diárias em murais e TVs corporativas e e-mails marketing.

Além disso, pode realizar campanhas em datas festivas, comemorar o aniversário dos colaboradores e, ainda, criar iniciativas que estimulem a qualidade de vida dos funcionários, como home office, horário flexível, day off no dia do aniversário e projetos internos voltados para saúde, segurança e bem-estar.

WORKSHOP DE IDEIAS
Você sabia que o Programa Avançar oferece um Workshop de Ideias exclusivo sobre Comunicação Interna? Nele, os participantes conseguem discutir desafios e encontrar soluções relacionadas ao tema para seus negócios. Caso tenha interesse em participar do encontro, não deixe de conversar com o seu gerente!

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Aprenda como fazer o cálculo de faturamento do MEI

Notícias e Atualidades

Como estruturar sua logística e garantir o sucesso da sua loja online

Desenvolvimento

Dica 2 - Expansão de Negócios

Desenvolvimento

Qual é a tua obra?

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR