Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

Tecnologias: inovações para implementar no seu negócio em 2022

As novidades no cenário tecnológico prometem revolucionar ainda mais os negócios em 2022.

Não é à toa que precisamos ficar de olho nas plataformas e ferramentas que surgem. Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e a implementação de estratégias digitais pode ser fundamental para o melhor desempenho das suas ações e vendas.

Trouxemos aqui algumas das principais tecnologias que provavelmente devem ter destaque durante o ano. Saiba como essas tendências podem impactar o ambiente de trabalho e como implementar no seu negócio. Acompanhe com a gente!

Tecnologias que prometem agitar 2022

Com o avanço do 5G no Brasil, novas possibilidades estão surgindo e impactando diretamente as operações do mercado, seja no setor de comércio quanto de serviços. Algumas das tecnologias que já começaram a ser vistas e implementadas pelas empresas, ganham maior destaque, a partir do momento que têm um papel significativo junto ao consumidor.

Inteligência artificial (IA)

As soluções de Inteligência Artificial (IA) não são novidade, já temos as vivenciado em alguns casos do nosso cotidiano com o contato com robôs de teleatendimento, por exemplo. Seu objetivo é criar raciocínio para que máquinas aprendam com experiências e desempenhem tarefas como seres humanos.

São várias e diversas as tecnologias de IA, tais como:

  • redes neurais artificiais, o chamado Deep Learning;
  • sistemas cognitivos;
  • algoritmos diversos, como os de agrupamento e de componentes;
  • sistemas de aprendizado que simulam capacidades humanas, o chamado Machine Learning.

Realidade aumentada (RA)

Essa também não será uma novidade para 2022, mas sim uma tecnologia que tende a ser muito mais utilizada pelas empresas junto de ações e novas funcionalidades.

Também conhecida como “realidade expandida” ou “realidade ampliada”, funciona na interligação entre ambientes virtuais e físicos. Para exemplificar de forma bem simples, os óculos de realidade virtual (VR) fazem parte do escopo de realidade aumentada.

Metaverso

Essa é uma nova tecnologia que veio como uma evolução da realidade aumentada. Um dos seus principais objetivos é possibilitar que diversas pessoas compartilhem um espaço virtual colaborativo e imersivo – sendo assim, o Metaverso reúne a utilização de outras tecnologias mencionadas, como a Realidade Aumentada, porém, implementada junto à outras plataformas digitais, como redes sociais, jogos e criptomoedas. Um exemplo legal é o Mesh, nova funcionalidade do Microsoft Teams, que cria uma experiência holográfica compartilhada com tradução simultânea.

Internet das Coisas (IoT)

Esse é um conceito que já vem sendo trabalhado há algum tempo, porém, recentemente veio ganhando um leque de aplicações práticas que envolvem as mais diversas tecnologias.

Alguns exemplos do uso de IoT envolve computação em nuvem, como a conexão de sensores à tecnologia de cloud, na transferência eficiente de dados.

Tendências digitais no ambiente de trabalho

Como já comentamos, a tendência é de que as inovações e novas tecnologias sejam cada vez mais exploradas por empresas nos próximos anos. Afinal, a revolução digital já começou e muito impulsionada pelo impacto da pandemia da Covid-19 trouxe mudanças significativas, que já estão sendo acompanhadas em diversos mercados.

Tendo em vista 2022, só podemos esperar uma continuidade desse processo de digitalização, com o impulsionamento da transformação digital nas empresas.

Soluções Disruptivas

As soluções disruptivas envolvem justamente soluções de digitalização e trazem tecnologias de Inteligência Artificial, Computação em Nuvem e Ciência de Dados.

Isso pode ser feito pelo uso de ferramentas digitais, que proporcionam novas experiências para consumidores, com foco em atender as principais necessidades de seus clientes de forma rápida e dinâmica.

Digital First

É evidente após esse período de pandemia o quanto o cenário digital se tornou importante e a implementação de plataformas digitais precisam ser priorizadas pelas empresas.

O uso de dispositivos móveis, por exemplo, está cada dia mais constante e as empresas precisam se adequar a este formato. Ou seja, nossa dica é além do Digital First, ser Mobile First, adequando seus conteúdos para performar da melhor forma.

Até citando algo que estará muito em evidência em 2022 no Brasil, que é a implementação do 5G, que deve trazer muito mais velocidade de internet para dispositivos móveis.

Dentro do conceito de Digital First, é importante frisar que as empresas precisam estar atentas às otimizações das operações digitais para aprimorar a eficiência do seu negócio.

Negócios Híbridos

É importante que as empresas entendam e aprendam a lidar com o futuro do trabalho, que provavelmente será híbrido. Nesse sentido, organizar os processos operacionais para que eles ocorram digitalmente da melhor forma é fundamental para um melhor desempenho do seu negócio.

Experiência do usuário

Algo que já comentamos e novamente repetiremos, pois sem dúvidas é a pauta do momento: experiência do cliente.

Isso precisa passar por diversos estágios do funil de conversão, desde o relacionamento com colaboradores aos consumidores.

Isso pode ser implementado nas empresas a partir da análise de dados e do comportamento do usuário, voltada a atender as principais necessidades do seu cliente. Nesse sentido, pautar as decisões de inovação a partir de um olhar do cliente é uma tendência a ser cada vez mais utilizada nas estratégias de negócio, por meio do customer centric.

Como implementar no seu negócio

Trouxemos aqui tecnologias que muitas das vezes parecem bem difíceis de serem implementadas, não é mesmo? O fato é que o necessário num processo de aceleração digital pode não ser tão complexo quanto se imagina, porém, exige que times específicos voltados ao digital sejam criados dentro dos já existentes e, com isso, surge a necessidade constante de desenvolvimento de novas habilidades dentre as pessoas. Ou seja, preparar os times voltados à conhecimento tecnológico passou a ser fundamental para os negócios.

Uma questão que também precisará ser cada vez mais trabalhada pelas empresas em 2022 é a segurança digital. A partir do momento que o uso de dados será cada vez mais constante, estar em conformidade com questões de LGPD é essencial para o bom andamento de todas as ações digitais.

Muita coisa legal, não é mesmo? O fato é que a tecnologia já está sendo e promete cada vez mais ser uma grande aliada na otimização de processos e resolução de problemas. Por isso, a atenção das empresas e a constante busca por inovação e novos recursos é essencial para o sucesso e para se manterem competitivas no mercado.

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>   Cadastre-se gratuitamente <<

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.