Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

Conheça 3 aplicações de Blockchain nas empresas?!

O Blockchain se popularizou após a tecnologia ter sido inicialmente desenvolvida para suportar o famoso Bitcoin. Como parte desse sistema, sua funcionalidade básica consiste em fornecer uma base de registros (ou dados distribuídos) de diferentes transações realizadas com a criptomoeda.

No entanto, todo dia surge uma nova ideia de uso dessa ferramenta — desde o registro de propriedade até o combate à falsificação. Neste artigo, vamos apresentar suas principais aplicações. Boa leitura!

Como o Blockchain vem ganhando espaço?

O blockchain é um método para gravar dados. Trata-se de uma espécie de arquivo de Excel compartilhado: há uma cópia na rede e no computador de cada um que participar na criação ou modificação desse arquivo. A cópia não pode ser acessada por ninguém sem permissão. Também não é possível excluir nenhuma informação, apenas adicionar um novo registro.

Isso permite que a comunidade se encarregue de proteger seu dados, alertando sobre uma possível incompatibilidade derivada de cada atualização.

Essa tecnologia introduz uma nova fórmula na gestão da empresa. Desde o início, o modelo propõe a eliminação de todo intermediário capaz de atrapalhar o crescimento da organização. Por outro lado, oferece ferramentas para uma distribuição justa de dividendos.

Explicado assim, pode parecer que se trata de uma proposta futurista. Mas a verdade é que já existem muitos projetos que trabalham sobre essa base.

Um estudo recentemente efetuado pela PwC (uma grande prestadora de serviço de consultoria e auditoria) apontou que 13 empresas que utilizaram essa tecnologia de forma consistente conseguiram atrair mais de US$ 365 milhões em apenas um ano.

Quais são as principais formas de aplicação do Blockchain nas empresas?

Existem inúmeras possibilidades de utilização eficiente desse recurso — motivo pelo qual o assunto tem despertado tanto interesse do mundo corporativo.

Algumas aplicações merecem destaque. Confira a seguir!

1. Validação de transação

As principais características do Blockchain são: velocidade, segurança e privacidade. São qualidades bastante valorizadas pelo usuário que realiza uma transação, concorda? Portanto, muitas empresas (em especial bancos e instituições financeiras) adotaram essa tecnologia para desenvolver uma plataforma própria. O objetivo é aumentar a eficácia e reduzir o custo do pagamento internacional e interbancário.

2. Smart contract

A plataforma pode incluir a possibilidade de criar um smart contract (contrato inteligente, em tradução livre).

Trata-se de um programa que coleta os termos de um contrato entre as partes. A peculiaridade é que ele é autoexecutável, isto é, pode ser acionado sempre que for atendida uma condição previamente especificada.

3. Registro de documento

Blockchain é um excelente registro, sendo acessível de qualquer lugar do mundo por um grupo de usuários. Sua estrutura permite gravar praticamente qualquer tipo de dado.

O registro de documentos é um uso interessante de Blockchain nas empresas, uma vez que possibilita o armazenamento e a verificação da autenticidade de todo tipo de documento: diploma universitário, registro civil, apólice de seguro e contrato comercial, por exemplo.

Agora que você está por dentro das aplicações de Blockchain nas empresas, saiba como acessar soluções digitais voltadas às especificidades do seu negócio!

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.