O que você precisa saber:
-
A data é comemorada em outubro no Brasil;
-
Sua criação é uma homenagem a formalização do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte;
-
Esse é um momento para valorizar quem move a economia.
Você já ouviu falar no Dia do Empreendedor? Comemorado no dia 5 de outubro, a data celebra as pessoas que decidiram mudar o seu destino e, com isso, ser donas de seu próprio negócio.
Quer saber mais sobre o Dia do Empreendedor? Nós, do Programa Avançar, estamos aqui para te ajudar. Continue lendo para saber mais!
O que é o Dia do Empreendedor?
Trata-se de uma data escolhida para homenagear as pessoas que decidiram empreender no Brasil. O dia faz referência à aprovação da Lei nº9.841, de 1999, que instituiu o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
De acordo com o Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor) de 2024, o Brasil registrou 47 milhões de pessoas envolvidas com um negócio (incluindo os formais e informais.
Esse resultado fez o país atingir o maior patamar dos últimos quatro anos na taxa de empreendedorismo, saindo de 31,6% para 33,4%. E, segundo o SEBRAE, esse salto está intimamente ligado ao aumento no número de empresas estabelecidas, com mais de três anos e meio de operação.
Vale destacar que esses números positivos fizeram com que o Brasil se tornasse o sexto país com o maior número de empreendedores estabelecidos no mundo, ultrapassando países como EUA, Reino Unido e Itália.
Por isso, é tão importante comemorar o Dia do Empreendedor! Afinal de contas, eles são pessoas que não tem medo de desafios e tem a coragem, determinação e visão para gerir seu próprio negócio, trazendo inovação, gerando empregos e movimentando a economia brasileira.
Leia também: Empreendedor e empresário: Entenda a diferença
Quando é comemorado o Dia do Empreendedor?
O Dia do Empreendedor é comemorado no dia 05 de outubro. Essa data foi escolhida pois, em 1999, entrou em vigor o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei nº 9.841/1999).
Esse estatuto regulamenta e estabelece normas voltadas para micro e pequenas empresas, como benefícios e facilidades em relação a documentos, questões administrativas, trabalhistas, jurídicas e previdenciárias.
Nesse estatuto, também foi descrita a classificação que usamos para definir o porte de empresas: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
Saiba mais: Perfil empreendedor: quais são as principais características?
Qual é a importância do Dia do Empreendedor?
O Dia do Empreendedor foi criado para comemorar os empreendedores, que são pessoas movidas pela vontade de fazer as coisas mudarem.
Empreendedores são pessoas que querem fazer acontecer e tem a vontade de transformar a sua realidade e a de outras pessoas por meio dos negócios. Eles superam desafios e criam formas de inovar para conquistar seus objetivos e, consequentemente, se autorrealizarem.
Tudo isso em meio a um cenário de incertezas e dificuldades enfrentadas todos os dias por quem tem um negócio.
Ou seja, comemorar o Dia do Empreendedor é uma forma de comemorar essas pessoas, que promovem a mudança no mundo dos negócios.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Quer aprender a cuidar da sua empresa com quem entende do assunto? Com foco no desenvolvimento do empreendedor, o Programa Avançar traz uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio.
Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, nós oferecemos uma série de cursos para apoiar o empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Cadastre-se! Comece agora mesmo o seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital.